.
.
.1
.2
.3
.4
.5
.6
.7
.8
.9
Na passada terça feira, à noite, dia 3, o Grupo de Leitura da Biblioteca Municipal de Silves, sob a batuta da Sónia Pereira, reuniu-se, pela primeira vez, na Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines. Falou-se de Manuel Teixeira Gomes, tendo sido criados alguns paralelismos entre a vida dos princípios do séc. XX e a vida actual, já que Gente Singular - colectânea e conto com o mesmo nome - dada à estampa em 1909, havia sido a obra escolhida para leitura e reflexão.
Manuel Teixeira Gomes foi "dissecado" quase ao ínfimo pormenor, assim como a correspondência trocada com os seus pares, mormente, João de Deus, de que se deu a conhecer uma carta.
Curiosamente, e, regressados a Gente Singular, foram-nos dado a saber alguns aspectos interessantíssimos deste mesmo conto, como o conhecimento cabalístico do seu autor, patente na estrutura do conto, o que não é de estranhar nesta geração de escritores, dadas as suas constantes viagens pelo Mediterrâneo, como se pode constatar por uma carta de Manuel Teixeira Gomes, escrita em 1927, em Tunes, a João de Barros e de que transcrevemos um pequeníssimo excerto: "Montei a vida de forma que, na região compreendida pelo Norte de França, Bélgica, e a Holanda, onde vendia os produtos do Algarve, levava quatro ou cinco meses; ia a casa liquidar contas, e depois nos cinco ou seis meses restantes, livre e despreocupado, metia-me no Mediterrâneo, cujas costas visitei por assim dizer passo a passo". A obra de Manuel Teixeira Gomes, infelizmente, muito pouco conhecida pelos nossos estudantes ( e não só! ) tem sido alvo de estudos interessantíssimos por parte de Urbano Tavares Rodrigues, David Mourão-Ferreira e, recentemente, pela investigadora algarvia Maria João Duarte.
A conversa foi decorrendo sem nos apercebermos das horas e, noite fora, um deliciosíssimo bolo de ananás feito pela Sónia e um chá fresco de lúcia lima afagaram-nos o estômago, porque o espírito ,esse ,estava muito bem confortado...
.1 e .2 - Falando sobre Manuel Teixeira Gomes
.3 - Alice Rocha Trindade e Alexandre Ataíde
.4 - Sónia Pereira conduzindo a tertúlia
.5 - uma amena troca de impressões
.5 - uma amena troca de impressões
.6 - os "Jovens" tertuliantes
.7 - os ainda mais Jovens, enquanto, ao fundo, António Baeta Oliveira não resistia ao bolo de ananás
.8, .9 - visita guiada à Casa-Museu ( agora na Ludoteca ) sob o olhar arguto de João de Deus
..8, .9 - visita guiada à Casa-Museu ( agora na Ludoteca ) sob o olhar arguto de João de Deus
.
.