.1
.2
.3
.4
.5
.6
.7
.8
.9
De .1 a .4 - Recepção da Casa-Museu João de Deus;
.5 - Leonor, "Alcipe", vulgus Marquesa de Alorna;
.6 - Maria Teresa Horta;
.7 - João de Deus;
.8 - Valter Hugo Mãe;
.9 - Biblioteca da Casa-Museu João de Deus.
Algumas fortes razões levaram-nos a escolher, neste mês de Março, Portugal como o nosso País de eleição, do mesmo modo que não foi, por mero acaso, que preferimos a Marquesa de Alorna, Maria Teresa Horta, João de Deus e Valter Hugo Mãe, como referências literárias para este mês.
Senão, vejamos,
Março é o mês da Mulher e estas duas personalidades femininas - Leonor e Teresa - pela não aceitação do status quo vigente, pelo seu intelecto, pela sua frontalidade, pela forma como souberam vencer adversidades, mesmo quando pareciam inultrapassáveis, pela surpresa face às sua personalidade e temperamento, foram e são marcos de uma determinante feminilidade.
Março é, ainda, o mês do nascimento de João de Deus, o poeta/pedagogo, por muitos falado e por tão poucos conhecido na amplitude do seu ser, e,
Valter Hugo Mãe, um autor - em minúsculas - a relevar em qualquer mês.
Em comum, têm o "estar no tempo antes de qualquer tempo"
Em comum, têm o "estar no tempo antes de qualquer tempo"
Assim, de 11 a 28 deste mês, iremos conversar sobre estes quatro Autores, na Biblioteca da Casa-Museu João de Deus e na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense. Desses encontros, dar-vos-emos conta quando oportuno.